quinta-feira, 12 de julho de 2012

Subaru Impreza


Impreza é um modelo compacto 4×4 fabricado pela Subaru, braço automotivo da Fuji Heavy Industries.
Introduzido no início dos anos 90, com o intuito de substituir a linha Leone, produzida em três gerações de 1971 a 1994.
O Subaru Impreza mantem a motorização boxer, disposta simetricamente, aliada à tração integral (4X4 permanente).


É um carro dedicado ao rally, e sua versão mais forte, a Subaru Impreza WRX STI, concorre com o Mitsubishi Lancer Evolution. Nessa versão, o Subaru ganha um motor boxer 2.5 Turbo capaz de produzir 310 cavalos, a serem despejados sobre as quatro rodas.
Lançado inicialmente em 1993, sua segunda geração estreando em 2000 e a terceira geração do modelo, em produção de 2007-2011, e a quarta geração chegando a venda em Setembro de 2011.
Vencedor de diversos títulos no Campeonato Mundial de Rally, onde competiu até a temporada de 2008 com o Subaru World Rally Team, apesar de continuar a competir no WRC. É líder de venda em mercados como Inglaterra e Nova Zelândia.
1ª geração:
Introduzido em novembro de 1993, o Impreza foi oferecido em tração dianteira ou nas 4 rodas em versões de quatro portas sedã ou station wagon. No final de 1995, uma versão cupê de 2 portas foi introduzida. Opções de motores iniciais incluíram 1.6, 1.8, 2.0 e Turbo (2.0).
O Sport Outback introduzido em 1995, foi o nível superior da guarnição do modelo de station wagon do Impreza, mesmo sem alterações significativas mecânicas ou de desempenho. O pacote de Desporto Outback não estava disponível no Impreza sedã ou cupê.
O Sport Outback foi oferecido com alguns equipamentos opcionais, como um pacote de medidor instalado na parte superior do painel, que inclui uma bússola digital, temperatura externa e barômetro. Os níveis da guarnição foram LX, GL e do Desporto. Os modelos LX foram de tração dianteira, e alimentado por um motor de 1,6. A Sport Version tinha rodas de liga leve, e um motor de 2,0L.
Em 1994, a Subaru introduziu Subaru Technica Internacional (STi) nas versões do Impreza WRX no mercado doméstico japonês (JDM). Esses modelos foram atualizados a partir do WRX normal em muitas categorias, incluindo desempenho, transmissões e suspensões afinadas. Voltado para a corrida e rally, as versões AR eram geralmente mais leves, sem ar condicionado, e acrescentou recursos de corrida, como motores mais robustos.
Edições especiais do Impreza era muito comum no Japão e na Europa, muitas conseguiam vitória do Campeonato Mundial de Rally. Estas edições incluem a Série McRae, 555, Catalunya, Terzo, RB5, P1 e 22B. . O Impreza recebeu um facelift externo no ano 1997, seguido por um redesign interior em 1998, usando o novo painel de instrumentos redesenhado.
Ficheiro:1997-2000 Subaru Impreza RX sedan (2011-08-17) 01.jpg
2ª geração:
A Subaru apresenta o Novo Impreza para o mercado mundial em 2000. A segunda geração do Impreza foi destinado a ser maior, mais seguro, mais refinado e mais responsivo. O Sedan WRX tinha uma faixa de 20 mm mais largo do que o seu antecessor para auxiliar na estabilidade, enquanto que a versão Station Wagon permaneceu a mesma. O modelo cupê não estava mais disponível. O estilo dos faróis do Impreza não foi um grande espanto, mas as melhorias para o carro trouxe uma maior aceitação. O Sport Outback Segunda Geração foi vendido na Austrália para o modelo ano 2001-2007, mas o nome foi trocado para Impreza RV com o mesmo esquema de cores como a versão americana. A versão australiana teve uma dupla faixa de transmissão manual, que não está disponível nos EUA. Com a introdução da terceira geração Impreza em 2008, o Impreza RV foi novamente renomeado a Impreza XV.
A Subaru atualiza o Impreza, com faróis mais retangulares. Para o mercado dos EUA, o Impreza reestilizado foi oferecido como 2,5L Sedan e Station Wagon RS TS 2,5L, e o novo WRX STi Sedan. O pacote Sport era opcional para o RS, e o WRX podia ser comprado com um pacote Premium. O RS, TS, Desporto Outback, e WRX está disponível com transmissão manual ou automática, enquanto que a transmissão exclusiva para o STi é de 6 velocidades manual.
Em junho de 2005 o Impreza foi redesenhado, juntamente com novos faróis e lanternas traseiras com mesmo formato, só que mais robustas. Também o desempenho foi melhorado.
Ficheiro:Subaru wrx 2001 forward quarter medium.jpg
Ficheiro:2004-2005 Subaru Impreza WRX sedan -- 03-16-2012.JPG
Ficheiro:2006-2007 Subaru Impreza Luxury sedan 01.jpg
3ª geração:
Em 2 de abril de 2007, Subaru revelou oficialmente a próxima geração Impreza. Em contraste com o seu rival habitual, o Mitsubishi Lancer Evolution, o Impreza WRX é cada vez mais posicionado como um carro de desempenho “prático” – a suspensão, por exemplo, é mais complacente das estradas todos os dias. Semelhante à comercialização do Lancer, a Subaru pretende oferecer um volume menor de pouco de luxo, bem equipados. O novo Impreza é oferecido como um sedan de 4 portas ou hatchback de 5 portas. A nova base do modelo Impreza é ligeiramente mais longo, mais largo e tem uma maior distância entre eixos. O painel no Impreza é muito mais aberto e é fácil de configurar.
De setembro de 2007, a gama Impreza na Austrália foi alterado com modelos designados R, RX, RS e WRX. O R, RX e RS todos compartilham o mesmo motor – um novo motor boxer de 2,0L. Outra diferença perceptível a partir do Impreza japonês é a remoção do botão “Engine Start” do modelo australiano.
Como nas versões anteriores, não será apenas uma versão manual do WRX. O peso do carro também tem sido modificado para apenas 1400 kg, e dá o WRX um tempo 0-100 km/h de 5,8 segundos.
Modelos de quatro portas e cinco portas estão disponíveis para cada tipo de motor, que vão desde a classe R básica, para o RX média e classe RXI topo. A opção de motor 2.5 L está disponível. A terceira geração do Impreza é vendido em alguns países asiáticos no 1.5R, 2.0R, 2.0 S-GT, 2.5 WRX, e 2.5 WRX STI níveis de acabamento. Na Indonésia, o Impreza foi inicialmente disponível apenas como Hatchback 5 portas. O 1.5R e 2.0R pode ser encomendado com Faixa dupla manual de 5 velocidades, ou 4-velocidades com transmissão automática SPORTSHIFT controlada eletronicamente. No entanto, em Cingapura e Tailândia, o Impreza 1,5 R, 2,0 R e 2,5 WRX também são oferecidos como 4 portas Sedan. Na Indonésia e Cingapura, o WRX STI guarnição pode ser encomendado com Faixa dupla manual de 6 velocidades ou 5-velocidades com transmissão automática SPORTSHIFT controlada eletronicamente. Em 2011, o modelo Sedan Impreza 1.5R, 2.0R e WRX STi também será oferecido na Indonésia.
A última geração do STI WRX que é um hatchback só estreou no Salão do Automóvel de Tóquio, em outubro de 2007. A data de lançamento para um lançamento nos EUA foi em março de 2008. O WRX STI código de chassis é GR, diferente do GH utilizada como padrão de chassis hatchback. O WRX STI japonês é alimentado por 2,0 L, enquanto os modelos de exportação americanos e outros tem 2,5L. O Impreza WRX STI possui um driver de modo Multi-Controlado Centro de diferencial (DCCD).

IMPREZA A DIESEL

Um boxer motor diesel, o chamado EE Subaru, para modelos europeus do Impreza foi introduzido em 2008 a Paris Motor Show. O Impreza diesel foi disponibilizado para venda em vários países europeus no início de 2009, com o motor turbodiesel 2.0 L de 150 cv de potência. Dois modelos estão disponíveis a partir de julho de 2009, TD 2.0 e 2,0 TD Sport, que está melhor equipado.
Ficheiro:Subaru Impreza III WRX Hatchback front - PSM 2009.jpg
4ª geração:
A quarta geração Impreza foi apresentada em 20 de Abril de 2011 no salão de New York Auto Show. Será essencialmente um design revolucionário, permanecendo quase o mesmo tamanho, mas é mais leve e mais eficiente e com uma série de melhorias técnicas, bem como melhor embalagem (levando a um maior espaço interior), materiais de maior qualidade no interior, e um novo estilo que compartilha uma semelhança familiar com a quinta geração do Subaru Legacy. O novo projeto alcança sua maior economia de combustível na rodovia, principalmente através da utilização de um novo motor todo em alumínio 2.0 com 150cv. Apesar da potência reduzida, a Subaru afirma que o Impreza novo é de 0,3 segundo mais rápido de 0-100 do que a geração anterior, devido ao peso reduzido. Subaru prevê que a economia de combustível irá atrair novos clientes enquanto os entusiastas serão atraídos para o desempenho dos modelos WRX e WRX STI. A Subaru afirma que os modelos de última geração e de alto desempenho WRX continuarão a produção até que novas versões serão lançadas em 2013. O Subaru Impreza 2012 americano pode ser afetada pelas paralisações de montagem de plantas no Japão por causa do terremoto de março de 2011 e escassez de energia.
O novo Impreza foi lançado no Japão em 30 de novembro de 2011, onde o hatchback é comercializado como Impreza Sport e o sedã é comercializado como Impreza G4 . As opções de motores são o 1,6 litros e 2,0 litros FB16 FB20. Níveis de acabamento, tanto para Impreza Sport e G4 são 1.6i, 1.6iL, 2.0i, 2.0iS, 2.0i Vision, e Vision de 2.0iS. Transmissão para o modelo de 1,6 litros é de 5 velocidades manual CVT Lineartronic, os modelos de 2.0 litros só vêm com Lineartronic. As vendas foram fortes, com média de 8.800 unidades por mês para os primeiros 4 meses, superando as previsões em 2,8 vezes do modelo anterior.
Ainda não tem data de chegada ao Brasil.
Ficheiro:2012 Subaru Impreza, Front.jpg
Como não pode faltar aqui vão algumas fotos de Impreza's tunados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário